Venho postar aqui no blog mais um artigo sobre São José, cuja memória celebramos hoje, sob o título de "Protetor dos Trabalhadores".
Luzia Santiago, da Comunidade Canção Nova, apresenta para nós o belíssimo texto, postado em seu blog em 01/03/2010:
Luzia Santiago, da Comunidade Canção Nova, apresenta para nós o belíssimo texto, postado em seu blog em 01/03/2010:
Quando a Providência Divina escolhe alguém para uma graça particular ou estado superior, também dá à pessoa escolhida todos os carismas necessários para o exercício de sua missão.
Isso se verificou de forma especial em São José, pai adotivo de Jesus e verdadeiro esposo de Maria. Ele foi escolhido por Deus Pai para ser o guarda fiel e providente de Seus maiores tesouros: o Filho de Deus e de Maria. José cumpriu com a máxima fidelidade a sua missão. Por sua proteção se realizou a entrada de Cristo no mundo. “Se temos uma dívida para com a Virgem Maria por ter na anunciação do anjo dado o seu sim e recebido a Cristo no seu ventre, assim também, depois dela, devemos a São José todo o nosso respeito e gratidão” (São Bernardino de Sena).
E o que São José nos ensina e nos fala para os tempos de hoje? A sua mensagem, para mim, é que, independentemente do tempo e da época, preciso ouvir e interpretar os sinais de Deus a fim de que o Seu plano de amor se concretize na humanidade.
Deus deu a José o dom de assumir com docilidade e coragem o que lhe foi revelado em sonho, embora ele, nos seus medos, já tivesse um projeto pessoal de abandonar Maria secretamente. Mas, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: “José, filho de Davi, não temas receber em sua casa Maria, tua esposa: o que foi gerado nela provém do Espírito Santo. Ao despertar, José fez o que o Anjo do Senhor lhe prescreveu. Acolheu em sua casa sua esposa” (MT 1,19-23). Em nenhum momento no Evangelho nós o vemos retroceder na sua decisão do que lhe havia sido pelo Senhor revelado.
Por mais absurdo que seja para muitos, Deus continua a agir na História. Em todos os tempos, Ele quer contar com homens e mulheres comuns como nós, para colaborar com a Sua obra de salvação, e como referências sempre teremos José e Maria, para como eles acreditarmos: “O que é impossível aos homens é possível a Deus”.
Comentando sobre o feriado do dia 1º de maio, na faculdade, ontem, me perguntaram: "Mas o que tem a ver São José com o dia dos trabalhadores?". A explicação, muito boa, retirada do site do Pe. Marcelo Rossi, segue abaixo:
Basta traçar um paralelo entre a vida cheia de sacrifícios de são José, que trabalhou a vida toda para ver Nosso Senhor Jesus Cristo dar a vida pela humanidade, e a luta dos trabalhadores do mundo todo, pleiteando respeito a seus direitos mínimos, para entender os motivos que levaram o papa Pio XII a instituir a festa de "São José Trabalhador", em 1955, na mesma data em que se comemora o dia do trabalho em quase todo o planeta.
Foi no dia 1o de maio de 1886, em Chicago, maior parque industrial dos Estados Unidos na época, que os operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos e pelo total desrespeito à pessoa que os patrões demonstravam. Eram trezentos e quarenta em greve e a polícia, a serviço dos poderosos, massacrou-os sem piedade. Mais de cinqüenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados num confronto desigual. Em homenagem a eles é que se consagrou este dia.
São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho de Deus a profissão de carpinteiro e, dessa maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.
Proclamando são José protetor dos trabalhadores, a Igreja quis demonstrar que está ao lado deles, os mais oprimidos, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos seres humanos, aquele que aceitou ser o pai adotivo de Deus feito homem, mesmo sabendo o que poderia acontecer à sua família. José lutou pelos direitos da vida do ser humano e, agora, coloca-se ombro a ombro na luta pelos direitos humanos dos trabalhadores do mundo, por meio dos membros da Igreja que aumentam as fileiras dos que defendem os operários e seu direito a uma vida digna.
Muito acertada mais esta celebração ao homem "justo" do Evangelho, que tradicional e particularmente também é festejado no dia 19 de março, onde sua história pessoal é relatada.
São José Operário...Rogai por nós !!!
Abraço a todos,
Taís Salum
Nenhum comentário:
Postar um comentário