Foto: cancaonova.com |
Por Frei Patrício Sciadini
No dia 15 de outubro, na Igreja, no Carmelo e no mundo é festa de Santa Teresa de Ávila, espanhola que nasceu no dia 28 de março de 1515 e morreu no dia 4 de outubro de 1582. Mestra de vida e de oração, protetora dos professores, uma mulher que soube com sua sabedoria e sua vida, mudar o rumo da Igreja do seu tempo. Fecunda na escritura da espiritualidade, é a primeira mulher a ser proclamada Doutora da Igreja no dia 27 de setembro de 1970 pelo Papa Paulo VI.
As outras duas mulheres, doutoras da Igreja são Santa Catarina de Siena e Santa Teresinha do Menino Jesus.
Os livros de Santa Teresa D’Ávila são lidos pelos cristãos e não cristãos.
Cinco palavras para compreender Teresa D’Ávila:
1. Buscar a Deus. Ela o buscou incessantemente fora e dentro de si. Mas o encontrou dentro do seu coração, que ela imagina como um lindo castelo feito de muitas moradas. Na morada central habita o Rei, Sua Majestade.
2. Falar com Deus na oração, que não consiste em muito pensar mas sim em muito amar. E sempre Deus nos atende quando lhe falamos coração a coração. É belo poder ter a certeza que Deus nos escuta quando a nossa oração nasce do verdadeiro amor.
3. Amar os irmãos e irmãs. O sinal da nossa fé são as obras, é estender todas as obras e o amor aos outros. Devemos olhar a necessidade de cada um, sentir-nos cheios de ternura e de compaixão por quem precisa de ajuda. Não nos fecharmos em nós mesmos.
4. A humildade: ter a consciência que sozinhos não valemos nada, necessitamos de Deus; reconhecer-nos pecadores, mas ao mesmo tempo colocar toda a nossa cooperação em responder aos apelos de Deus que nos ama.
5. Desapego das coisas e das pessoas. Ninguém é Deus, nem as coisas podem nos dominar e nem os outros. Estamos sempre a serviço de Deus, “Deus basta e a quem tem Deus nada lhe falta”, diz Santa Teresa.
Quem vive e se esforça em caminhar nestes cinco caminhos será sempre feliz.
Boa Festa de Santa Teresa de Ávila e rezemos por todos os Carmelos e carmelitas e sendo eu carmelita, sem dúvida, não vou ser esquecido nas orações de vocês.
Que Santa Teresa De Ávila nos ensine o caminho da oração.
(Texto gentilmente cedido pelo autor, meu sincero agradecimento!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário