domingo, 7 de outubro de 2012

XXVII Domingo do Tempo Comum - Ano B




Primeira leitura (Gênesis 2,18-24)

Salmo (Salmos 127)

Segunda leitura (Hebreus 2,9-11)



Evangelho (Marcos 10,2-16)

— O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 2alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 
3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?”
4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 
5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne.8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 
11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E, se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”. 
13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 
14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 
16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Na Liturgia de hoje, chamou-me a atenção a amizade de Deus: vemos na Primeira Leitura, uma bela imagem: o Senhor cria os animais e chama o homem para nomeá-los - Ele poderia ter feito tudo sozinho, mas quis contar com a participação humana. Logo em seguida, vê a angústia do primeiro vivente, que não conseguia achar dentre os animais uma auxiliar semelhante, e novamente vem em socorro, criando a mulher, uma companheira à altura.

Dom Henrique Soares, Bispo auxiliar de Aracaju, na sua homilia para o site Presbíteros, comenta: “Tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. Da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher”. A imagem é bela: tirada do lado do homem, como companheira e igual! “E Adão exclamou: ‘Desta vez sim, é osso de meus ossos e carne da minha carne!’” É a primeira vez que o homem falou, na Bíblia! E sua palavra foi uma declaração de amor… Não a Deus, mas à mulher que o Senhor Deus lhe dera de presente: osso de meus ossos, carne de minha carne… Parte de mim, cara metade, outro lado do meu coração! E, finalmente, o preceito de Deus, inscrito no íntimo do coração humano pelo próprio Criador: “O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne”. Pronto! Este é o sonho de Deus para o amor humano!"

No Evangelho, Jesus faz uma espécie de midrash (em hebraico: מדרש darash, investigar, pesquisar - resgatar algo nas Escrituras e trazer à luz dando-lhe um sentido novo) e anuncia o sentido do matrimônio cristão. Ensina-nos que o matrimônio é uma instituição sagrada, na qual a cooperação mútua dos cônjuges é fundamental. Alerta-nos para a importância de vigiar, para que a "dureza de coração" não passe à frente do casal e este possa ser feliz, cumprindo seu papel na Criação.

E não poderíamos deixar de lembrar do último "conselho": devemos sempre receber o Reino de Deus como uma criança: "Só aqueles que o reconhecem e o aceitam como um dom – como uma criança que recebe presentes – é que podem esperar vir a fazer parte dele; o reino é para aqueles que não fazem reivindicações de poder ou de posição social" (The new Jerome B. Commentary). 

*** Note-se que costela, – em hebraico tselá‘ – sugere um significativo jogo de palavras: o étimo sumério de tselá‘ significa vida e o nome Eva – em hebraico haváh – também significa vida (Presbiteros.com).

Nenhum comentário: