sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A intercessão da Mãe e Rainha


A atitude intercessora da Virgem Maria pela humanidade, junto a Jesus, seu Filho, pode ser evocada na Primeira Leitura que a Igreja hoje nos propõe:

Então, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”.3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida — eis o meu pedido! — e a vida do meu povo — eis o meu desejo!” (Ester 7, 2b-3)


Ela é aquela que roga pelas nossas necessidades:  “Eles não têm mais vinho” (cf. Jo 2, 3b), e tem a certeza de que o Filho vai atendê-la, ainda que não tenha chegado a hora.

Maria não quer a nossa adoração ou idolatria. Só quer cumprir a ordem dada por Jesus na Cruz: “Mulher, eis o teu filho!” (cf. Jo 19,26), ser nossa mãe e educar-nos na obediência a seu Filho: “Fazei tudo o que ele vos disser!” (cf. Jo 2,5).  

E lembrando da música do Padre Zezinho, ela "não é deusa, não é mais que Deus, mas depois de Jesus, o Senhor, neste mundo ninguém pode mais", porque foi a serva escolhida, humilde e pura de coração. Por uma mulher, o pecado entrou no mundo; e por Maria, veio Jesus, o Salvador, para a remir nossos pecados.

O Papa Pio XXII, na bula  "Ineffabilis Deus" (44), nos exortou:

"Escutem as nossas palavras todos os caríssimos filhos, nossos e da Igreja Católica, e com sempre mais ardente fervor de devoção, de piedade e de amor continuem a venerar, a invocar, a suplicar a beatíssima Virgem Maria Mãe de Deus, concebida sem o pecado original, e com toda confiança recorram a esta dulcíssima Mãe de misericórdia e de graça, em todos os perigos, em todas as angústias, em todas as necessidades, em todas as dúvidas e em todas as apreensões. Com efeito, não pode haver lugar para temor ou para desespero quando ela é a nossa condutora e a nossa protetora, quando ela nos é propícia e nos protege; pois que ela tem para conosco um coração materno, e, enquanto trata os negócios que dizem respeito à salvação de cada um de nós, é solícita de todo o gênero humano. Constituída por Deus Rainha do céu e da terra, e exaltada acima de todos os coros dos Anjos e de todas as ordens dos Santos, ela está à direita de seu Filho Unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo, e com as suas poderosíssimas preces de Mãe suplica; acha o que procura, e não pode ficar frustrada".

Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Jesus e nossa, rogai por nós!

Nenhum comentário: