quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Nota do Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, por ocasião da morte de Dra. Zilda Arns


Queridos amigos,

Lembrando um pouco dos tempos que eu ajudava a fazer a multimistura e ajudava na "casinha da Pastoral" quando morava em Ilhabela/SP, é com profundo pesar que repasso a notícia do falecimento da Dra. Zilda Arns, coordenadora nacional da Pastoral da Criança. O trabalho e exemplo dela ficará guardado com carinho em nossos corações!


Taís Salum

****************

Nota do Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, por ocasião da morte de Dra. Zilda Arns


Qua, 13 de Janeiro de 2010 15:45 cnbb 



Fiquei profundamente tocado com a notícia do falecimento da inesquecível Dra. Zilda Arns Neumann, vítima do terremoto ocorrido no Haiti, no dia 12 último.
A Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa sentirão um grande vazio em sua caminhada. Por outro lado, temos a certeza de que, lá do céu, Dra. Zilda continuará a sua incomparável obra iniciada aqui na terra. Jamais se apagará da memória nacional o bem inestimável idealizado por esta incansável e destemida mulher, que passou por
este mundo gastando a sua vida a serviço dos “preferidos do Pai”.
Seu jeito terno e amoroso, suas atitudes maternas, sua capacidade de organização e de liderança, são marcas que ficarão para sempre nos corações das pessoas que aprenderam a conhecer Dra. Zilda no dia-a-dia da sua ação social e caritativa.
Aproveitamos o ensejo para manifestar nossa solidariedade amiga e fraterna para com os queridos familiares: especialmente para com seu querido irmão Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns; com seus filhos Dr. Nelson, Rubens e Rogério, e com sua filha Heloísa, bem como com seus netos.
Lamentamos, outrossim, as numerosas mortes provocadas por esse terremoto. A solidariedade internacional e as nossas orações levem conforto e esperança ao querido povo haitiano.
Confiantes, elevemos ao Senhor da Vida e da História, uma silenciosa prece por todos os falecidos no Haiti.

Nossa Senhora, Mãe e Estrela da Esperança, seja nossa força e proteção nessa hora de dor.



Dom Nelson Westrupp, scj

Bispo Diocesano de Santo André

Presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1 - CNBB




 ****************

 Notícias da Igreja - Para ler na íntegra, clique nos links:

Rádio Vaticano, 02 jan - A Intenção Geral do Papa Bento XVI para o Apostolado da Oração neste mês de janeiro de 2010 é: “Que os jovens saibam utilizar os modernos meios de comunicação social para seu crescimento pessoal e para se prepararem melhor para servir a sociedade”...


Agência Ecclesia - Portugal, 05 jan - Visita de Bento XVI à Sinagoga de Roma confirmada pela comunidade hebraica -A comunidade hebraica de Roma confirmou que o Papa visitará a sinagoga da capital italiana durante a tarde de 17 de Janeiro.
O encontro ocorrerá no Dia para o Aprofundamento e Desenvolvimento do Diálogo entre Católicos e Judeus...


Vatican Information Service, com tradução de CN Notícias, 06 jan - Homilia da Epifania: "...Podemos agora nos perguntar: qual é a razão pela qual alguns vem e o encontram e outros não? O que abre os olhos e o coração? O que acontece a quem fica indiferente, àqueles que indicam o caminho, mas não se movem? Podemos responder: uma demasiada confiança em si mesmo, a pretensão de conhecer perfeitamente a realidade, a presunção de já ter formulado um juízo definitivo sobre o que torna fechado e insensível o coração à novidade de Deus. São seguros da ideia que fazem do mundo e não se deixam mais questionar pela aventura íntima de um Deus que deseja conhecê-los. Colocam a sua confiança mais em si mesmo que n'Ele e não acreditam que seja possível que Deus seja tão grande a ponto de se fazer pequeno, de se fazer próximo a nós...

Agência Ecclesia - Portugal, 07 jan - ...No ano da celebração do centenário de nascimento de Jacinta Marto e no décimo aniversário da beatificação dos pastorinhos, o bispo de Leiria-Fátima sublinha que esta visita é “uma feliz coincidência”. E acrescenta: “é natural que ele faça alusão a estes aspectos, mas Bento XVI tem sempre um horizonte mais largo e, normalmente, mundial”...

Da Redação da CN Notícias, com Catholic News Service e InfoCatólica (tradução de CN Notícias), 09 jan - O mestre de cerimônias do Papa, monsenhor Guido Marini, indica que é preciso uma nova reforma litúrgica, que se alinhe com a tradição da Igreja e respeite as sugestões do Concílio Vaticano II. Marini lamentou que a necessidade de renovação seja evidente, especialmente devido à extensão mundial dos abusos litúrgicos. "Não é difícil perceber o quanto alguns comportamentos estão distantes do verdadeiro espírito litúrgico". 

Citando as obras do então cardeal Ratzinger, antes de sua eleição como Bento XVI, o liturgista italiano enfatizou que a forma da liturgia é estabelecida pela Igreja e não pode ser alterada arbitariamente por qualquer padre.

Nesse sentido, Marini condenou o "comportamento despótico" dos sacerdotes que fogem às regras litúrgicas e enfatizou que a liturgia "não está disponível para que façamos uma interpretação pessoal dela".

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=275168 

 RádioVaticano, 11 jan - Atualmente, a Santa Sé mantém relações diplomáticas com 178 nações. Em 1978 eram 84, e em 2005, no início do pontificado de Bento XVI, 174.
Os últimos estados a estabelecer relações com o Vaticano foram Montenegro, Emirados Árabes Unidos, Botsuana e a Federação Russa. Em 9 de dezembro de 2009, foram estabelecidas relações diplomáticas com a Federação Russa, com uma Nunciatura Apostólica por parte da Santa Sé em Moscou e uma embaixada da Federação em Roma...

http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=348340


Um comentário:

CaduCN disse...

Eu estou vivendo como se tivesse falecido alguém da minha família: Luto. Mas creio que ela um dia será elevada aos altares.

Pax Domini