quarta-feira, 7 de maio de 2008

Deixe Deus escrever a primeira página de sua história


Recentemente, assistindo à uma aula sobre as fontes rabínicas, do Prof. Pascal Peuzé, algo muito forte me falou ao coração. O professor nos mostrando a primeira página do Talmud (1) ensinava: “No topo, vocês verão que a numeração correspondente à esta página é a letra B do alfabeto hebraico. E vocês querem saber o porquê? Pois os judeus acreditam que a primeira página do Talmud sempre é escrita pelo próprio Deus. O homem escreve à partir da segunda página."

Refletindo sobre isso, lembrei-me de Jesus e seu ensinamento:

“Por isto eu vos digo: não vos preocupeis com a vida, quanto ao que haveis de comer, nem com o corpo, quanto ao que haveis de vestir. Pois a vida é mais do que o alimento e o corpo, mais do que a roupa. Olhai os pássaros do céu: eles não semeiam nem colhem, não tem celeiro nem depósito; mas Deus os alimenta. Quanto mais valeis vós do que as aves! Quem dentre vós, com as suas preocupações, pode prolongar por um pouco a duração de sua vida? Portanto, se até as coisas mínimas ultrapassam o vosso poder, porque preocupar-vos com as outras? Considerais os lírios, como não fiam, nem tecem. Contudo eu vos asseguro que nem Salomão, com todo o seu esplendor, se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo que existe hoje e amanhã será lançada ao forno, quanto mais a vós, homens fracos na fé! Não busqueis o que comer ou beber; e não vos inquieteis! Pois são os gentios deste mundo que estão à procura de tudo isso; vosso Pai sabe que tendes necessidade disso. Pelo contrário, buscai o seu Reino, e essas coisas vos serão acrescentadas.
Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar-vos o Reino!” (Lc 12, 22-32)


Trazendo o ensinamento para a minha vida, fiquei pensando na beleza do convite do Senhor: “Deixe que Eu escreva a primeira página da sua história. No seu dia-a-dia, no seu trabalho, nos seus estudos, deixe que Eu aja, não se precipite. Confie na minha Providência. Depois disso, faça a sua parte e escreva a segunda página, a terceira, quantas quiser... Mas permita que Eu seja o primeiro a escrever a sua história.”

Quanto mais eu confio em Deus e entrego a Ele as minhas necessidades, mais sinto a sua Providência. E geralmente me surpreendo, pois geralmente recebo graças e bênçãos tão grandes que jamais ousaria pedir. Quando o Pai dá um presente, pode até demorar, mas capricha.

Por isso, reafirmo hoje a minha confiança Naquele que é a razão da minha existência e meu eterno amado: Jesus, eu confio em vós, dai-me confiar cada vez mais!


(1)Livro que contém o estudo da Torá, Revelação divina contida nos cinco primeiros livros de Moisés, completada e explicada pelo ensinamento dos “Profetas” e dos “Escritos”.

Nenhum comentário: