sábado, 1 de novembro de 2014

Um novo Céu e uma nova Terra - Ap 21, 1-7




1. Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia.
2. Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo.
3. Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.

4. Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição.

5. Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6. Novamente me disse: Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva.
7. O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

Meu comentário:
Para mim esta passagem é uma das mais lindas da Bíblia, porque fala da vitória sobre toda morte e sofrimento, de um Deus que se preocupa conosco, está junto e enxuga pessoalmente as lágrimas do ser humano. Tem um significado todo especial o versículo 2, quando a Cidade Santa, a nova Jerusalém, vista pela Tradição como a Igreja, no seu esplendor, também desce do céu, ao mesmo nível do homem.
São muitas promessas maravilhosas, fiéis e verdadeiras nesse trecho tão pequeno: não há mais morte, luto, choro ou dor. Deus está conosco do começo ao fim. Ele renova todas as coisas e dá de beber a água da vida. Dá a herança ao vencedor e diz que O temos como o Deus e Pai.
 Insisto: não é pouca coisa!

Nenhum comentário: