domingo, 23 de março de 2014

3º Domingo da Quaresma - E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”

(Jo 4,5-15.19b-26.39a.40-42)

Imagem: Simon D.


Naquele tempo, 5Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta de meio-dia. 7Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”.

8Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se dão com os samaritanos.

10Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.

11A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? 12Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?”

13Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”.

15A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la”. 19b“Senhor, vejo que és um profeta!” 20Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”.

21Disse-lhe Jesus: “Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.
25A mulher disse a Jesus: “Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”. 26Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que estou falando contigo”.

39aMuitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. 40Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.
Uma simples meditação:

O trecho do Evangelho de São João proposto para este domingo já começa nos mostrando que a ternura de Jesus vai além do entendimento humano.
Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta de meio-dia. 7Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”.  
- Os samaritanos, por terem divergências com o judaísmo farisaico, não eram "bem vistos". A mulher, por sua vez, não tinha todos os direitos na sociedade. Aquela mulher samaritana trazia em si este estigma e sabia bem disso. Surpresa com a atitude de Jesus, que dirige a palavra a ela, ainda lhe a pede água do poço de Jacó, retruca: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” 
- Nos dias de hoje,  Jesus continua nos surpreendendo. No meio do caos em que vivemos, mesmo com todas os nossos pecados, defeitos e imperfeições, o Mestre nos pede que entreguemos a Ele a nossa "água". Tirar essa "água" do poço e entregá-la ao Cristo é a súplica do ser humano que diz: "Senhor, eu sei que não sou nada, mas estamos juntos! Transforma essa "água" imperfeita naquela que realmente sacia a sede da minha alma!"
“Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.
- Muitas vezes, a minha fé é falha. Ao invés de ficar questionando com "que balde" Jesus vai tirar a água, eu deveria estar clamando essa água viva com todo o meu coração e todas as minhas forças. Não conhecemos a totalidade do amor de Deus e queremos racionalizar tudo. Se não conseguimos, não damos crédito. A nossa sorte é que Jesus conhece o barro de que somos feitos e se adianta com Sua misericórdia.
“Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”. 
- Eu quero essa água, Senhor! A Palavra nos remete à tantas promessas do Primeiro Testamento: "Porque derramarei água sobre o solo sequioso, fá-la-ei correr sobre a terra árida, derramarei meu espírito sobre tua posteridade, e minha bênção sobre teus rebentos." (Is 44, 3), "Conduziu-me então à entrada do templo. Eis que águas jorravam de sob o limiar do edifício, em direção ao oriente (porque a fachada do templo olhava para o oriente). Essa água escorria por baixo do lado direito do templo, ao sul do altar." (Ez 47, 1), "Em toda parte aonde chegar a corrente, todo animal que se move na água poderá viver, e haverá lá grande quantidade de peixes. Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte aonde chegar a torrente haverá vida." (Ez 47, 9).
Sempre a água aparece como sinônimo de vida, o sopro e Espírito de Deus que sacia a alma do ser humano. Vida eterna, plenitude. Na Cruz, Jesus verteu sangue e água. Por Seu sacrifício, fomos lavados, purificados, inseridos no mistério da Salvação. Como a samaritana, clamo hoje: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede..."

“Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.
 -A resposta do Cristo vem de encontro às dúvidas sobre a doutrina da época: onde adorar o Altíssimo? No Monte Garizim? No Templo em Jerusalém? Jesus traz um novo conceito: basta adorar em espírito e em verdade. O maior altar é o coração, basta que nos abramos à ação do Espírito Santo virá em nosso socorro, nos ensinando a ser verdadeiros adoradores!

25A mulher disse a Jesus: “Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”. 26Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que estou falando contigo”.
  -Essa parte também é forte. A mulher espera o Messias, e Jesus se revela: “Sou eu, que estou falando contigo”. E mais: disse "eu sou", como o próprio Deus se apresentava... Se fosse comigo, desmaiaria de susto!
41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.
 - O testemunho da samaritana, trouxe a muitos que creram no Cristo e o ouviram, e adquiriram a fé própria. Hoje, meu testemunho é importante, pois outras pessoas podem conhecer Jesus. O cristão é chamado a apontar o caminho para o Cristo...

Nenhum comentário: