domingo, 22 de julho de 2012

XVI Domingo do Tempo Comum

"Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas". (Mc 6,34)



A compaixão de Jesus é a chave para o entendimento do Evangelho deste domingo. Jesus é o Bom Pastor que recolhe as ovelhas que estão abandonadas, cuida de cada uma delas com carinho, dá o Pão da Vida e o descanso, todo o amparo de que necessitam.


Através deste Evangelho, aprendemos que servir ao próximo deve ser prioridade, apesar dos cansaços, apesar das dores, precisamos ver e entender que existem muitas pessoas necessitadas. Uma palavra, um ombro amigo, um sorriso, um ensinamento... São atos possíveis para nós e fazem a diferença. Que possamos aprender com o Senhor a ter um coração compassivo e simples, sem egoísmo, para amar e servir.

DOIS SINAIS DO REINO: O DESCANSO E A COMPAIXÃO (Mc 6,30-34)

1. CONTEXTO LITÚRGICO. Cada domingo no Tempo Comum tem o gosto de ser a nossa “páscoa semanal”. Celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte a cada domingo, vendo o cotidiano de sua vida e aprendendo a construir junto com Ele o Reino em nosso dia a dia. Hoje celebramos o descanso como fonte restauradora de nossas forças e a capacidade de nos compadecermos dos que sofrem.

2. CONTEXTO NARRATIVO. Jesus acolhe os discípulos que chegam da missão e procura um ambiente para descansar. O povo sofrido descobre onde está indo Jesus e chegam antes que Ele lá. Jesus que antes tinha o desejo do descanso com os seus discípulos, tomado por compaixão, acolhe com carinho o povo que sofre. 

3. APROXIMANDO O TEXTO DA GENTE. Podemos nos aproximar do texto de duas formas: 

1. Vivemos num mundo onde o descanso não tem o seu real valor. Muitos trabalham de domingo a domingo não porque querem, mas porque são submetidos por esse sistema capitalista selvagem cujo deus é o lucro dos patrões, em detrimento da vida de seus empregados. Na Bíblia, o sábado é o dia do descanso dos judeus, o dia sagrado no qual são chamados a curtir a criação de Deus. Precisamos de descanso. Precisamos de momentos para estar com os que amamos, para rezar, para curtir a vida. Não somos máquinas, somos humanos. 
2. Mesmo com a finalidade de descansar, Jesus se compadece dos que sofrem, dos que estão como ovelhas sem pastor, abdica de seus descanso para lhes dirigir uma palavra de salvação. Aprendemos com Ele a colocar o bem dos demais em primeiro lugar e não o nosso egoísmo ou comodismo. Pensemos: temos momentos de descanso, para rezar, para estar com quem amamos? Como anda a nossa compaixão para com os que sofrem? Somos capazes de mudar nossos planos para amenizar-lhes as dores?

Deus nos abençoe. Bom domingo.

Fr. Inácio José, OdeM

Nenhum comentário: