sábado, 5 de maio de 2012

V DOMINGO DE PÁSCOA




V DOMINGO DE PÁSCOA – 04/05/12


Jo 15,1-8 – JESUS E OS DISCÍPULOS, A VIDEIRA VERDADEIRA E OS RAMOS.



Para pensar: Jesus, que vive da Vida Divina – o amor a Deus e aos irmãos, é o primeiro ramo cuidado pelo Pai. De ramo ele se tornou Videira para nos ensinar a crescer nos amor e assim nos tornar plenamente humanos. Permaneçamos em Jesus.



1. CONTEXTO LITÚRGICO. Continuamos o nosso itinerário pascal, aprendendo a cada celebração a experimentar Jesus Ressuscitado em nosso cotidiano. Hoje queremos celebrar a nossa união com Cristo, a videira verdadeira, à qual devemos estar constantemente unidos a fim de darmos os frutos que o Pai deseja.

2. CONTEXTO NARRATIVO. O cap. 15 de João inicia o grande discurso de despedida de Jesus para com os seus discípulos. A metáfora do Pai como agricultor ou plantador já é algo que aparece no Primeiro Testamento – o Pai planta e cuida da vinha (Israel) e deseja que esta dê frutos de santidade. Agora a imagem da videira é aplicada a Jesus, os discípulos são os ramos que precisam ser constantemente purificados a fim de frutificarem. Os que não dão frutos são tirados da videira. O que purifica os ramos (os discípulos)? Práticas rituais? Com certeza que não! O que purifica a vida do discípulo é a adesão a Jesus: viver a mensagem de Jesus, que é o amor de Deus vivido na concretude do amor aos irmãos, isso sim purifica a nossa vida e nos faz dar mais frutos de amor. Se não estivermos unidos a Jesus, não daremos frutos. Para isso é necessário intimidade com Sua Palavra e com sua vida, de tal maneira que assimilemos em nosso cotidiano o jeito de ser de Jesus. PERMANEÇAMOS EM JESUS (A VIDEIRA VERDADEIRA) E A SEIVA DA VIDA DIVINA, QUE É O AMOR, SEMPRE ESTARÁ EM NOSSA VIDA.

3. APROXIMANDO O TEXTO DA GENTE. A vida divina – o amor – se manifesta em nossa vida não de maneira mágica, mas sim mediante a nossa adesão constante ao jeito de ser e de viver de Jesus. Que temos feito em nosso dia a dia para crescer na intimidade com Jesus? Que temos feito para permanecermos em sua Palavra? O amor é o fruto desejado que o Pai espera de nós: como anda o amor em nosso relacionamentos familiares, fraternos etc.?



Deus nos abençoe e nos conceda sempre dar frutos de amor.

Fr. Inácio José, OdeM

(Texto gentilmente cedido pelo autor)

Nenhum comentário: