domingo, 20 de maio de 2012

Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!

Hoje participei da Santa Missa na Festa de Nossa Senhora de Nossa Senhora do Líbano, na Eparquia Maronita de São Paulo, aí deu vontade de compartilhar por aqui um pouquinho da história deste título da Virgem Maria. Segue então:



No dia 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX proclamou solenemente o dogma da Imaculada Conceição, isto é, a Virgem Maria foi concebida no seio de sua mãe sem a mancha do pecado original. A grandeza deste evento teve uma consonância extraordinária no mundo cristão, em geral, e no mundo católico, em particular.  Espalhou a alegria e a tranquilidade em muitos países. Cinquenta anos mais tarde, a Igreja Católica celebrou o jubileu de ouro do estabelecimento deste dogma. Nesta ocasião o Patriarca Maronita e o Núncio Apostólico no Líbano e Síria, de comum acordo, inspiraram aos libaneses um impulso de fé e de entusiasmo para homenagear a Virgem Maria. Tiveram a ideia de erguer um monumento religioso para perpetuar a lembrança da confirmação do dogma da Imaculada Conceição e para destacar o amor do povo libanês a Maria Santíssima, através de todos os séculos e por todas as gerações.
Após consultar Bispos, padres e leigos, os responsáveis religiosos decidiram chamar o monumento pelo nome de Nossa Senhora do Líbano. A opinião de vários engenheiros e arquitetos deu como resultado a escolha do lugar chamado “O Rochedo”, na pequena aldeia de Harissa, para construir nele o monumento. Este Rochedo é uma maravilhosa colina com vista belíssima ao mar e a Beirute. Além disso, o lugar escolhido fica perto da Nunciatura Apostólica, de Bkerke, residência do Patriarca Maronita, de Charfe, residência do Patriarca sírio-católico e não longe de Bzummar, residência patriarcal dos Armênios católicos.
Podemos crer que a providência inspirou aos responsáveis à escolha desta colina que simboliza, por sua beleza, a magnificência e a santidade da Virgem Maria, Senhora do Líbano. Neste lugar alto eleva-se um belo Santuário, com uma estátua artística da mãe de Deus, a Imaculada Conceição.
A estátua feita de bronze e pintada de branco, veio de França, a cidade de Leon. Sua altura é de 8 metros e meio, com 5 metros de diâmetro e pesa 15 toneladas. Uma verdadeira obra-prima de extraordinária beleza, traz a Virgem com as mãos estendidas e abertas para o mar (Bahia de Junieh) e a capital Beirute.
A base da estátua foi construída de pedra natural, a sua altura é de 20 metros, sua circunferência inferior é de 64 metros e a superior de 12 metros. Uma escada em colimação de 110 degraus leva os peregrinos até o cume aos pés da estátua. 
Terminada a construção do Santuário e as praças preparadas, a inauguração foi marcada para o primeiro domingo de maio de 1908. Desde a madrugada daquele dia histórico, inumeráveis multidões chegavam de toda parte do Líbano com as suas bandeiras e confrarias. Assim, todas as praças, as ruas e todos os lugares vizinhos estavam transbordando de fiéis devotos à Virgem Maria. Às dez horas, o Núncio Apostólico Frediano Gianini começou a cerimônia religiosa, abençoando o Santuário e a estátua.
Em seguida, o Patriarca Elias Hoyek com vários Bispos e sacerdotes celebraram a missa Pontifical. O Governador geral do Líbano foi representado pelo Comandante chefe do exército libanês, Barbar Khazen. Em seu sermão o Patriarca destacou sobre tudo o amor e a devoção particular dos libaneses para a Virgem Maria, através de todos os tempos.
No final do Oficio divino, a cerimônia foi encerrada por uma procissão do ícone de Nossa Senhora do Líbano na grande praça do Santuário. Naquele momento o Patriarca declarou que o primeiro Domingo de Maio seria a festa anual de Nossa Senhora do Líbano.

Oração à  Nossa Senhora do Líbano

Ó Maria, rainha dos montes e dos mares, Senhora do nosso querido Líbano, cuja glória te foi dada, tu quiseste que ele seja o teu símbolo.
O teu brilho supera o da neve do Líbano e o perfume da tua pureza espalha-se como o perfume das flores do Líbano. Tu te elevaste majestosa como o cedro do Líbano. 
 A ti pedimos, ó Virgem, volva o teu materno olhar para todos os teus filhos e, estendendo as tuas imaculadas mãos, abençoe a todos eles.


Nenhum comentário: