segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os ícones da JMJ

Santa Missa no Aeroporto Campo de Marte, no Bote Fé SP - 18/09/2011

Cidade do Vaticano (RV) – A Jornada Mundial da Juventude do Rio 2013 já começou! Mesmo faltando um ano e meio para que a cidade do Rio se transforme no centro da juventude mundial e o Brasil receba a visita do Papa, os símbolos da JMJ já estão no país desde o ano passado. Mas você conhece a história deles? Esse é o quadro Memória Histórica, que hoje nos leva ao ano de 1984.

A história da Cruz da Jornada Mundial da Juventude

Na Páscoa de 1984, João Paulo II entregou a Cruz aos jovens durante as comemorações do Ano Jubilar da Juventude, no final do Ano Santo da Redenção. Cerca de 300 mil jovens de todo o mundo lotaram a Praça São Pedro, no Vaticano, naquele que foi chamado de Festival da Esperança de 1984. A mensagem de João Paulo II ficou eternizada.

“Caros Jovens, ao final do Ano Santo entrego a vocês o sinal deste ano jubilar: a Cruz de Cristo. Levem-na ao mundo como sinal do amor do Senhor Jesus para a humanidade e anunciem a todos que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção", disse João Paulo II.

Um ano depois, as Nações Unidas declararam 1985 Ano Internacional da Juventude. O texto original da mensagem do Papa João Paulo II também vai por onde a Cruz passa. As palavras estão escritas numa placa que está fixada na parte inferior da Cruz.

O Ícone de Nossa Senhora

Em 13 de abril de 2003 durante a Oração Mariana do Angelus, em Roma, já com a voz cansada, o Papa João Paulo II presenteou os jovens com um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora que começou sua caminhada na JMJ de Colônia, Alemanha, em 2005.

“Á delegação alemã, confio hoje também o Ícone de Maria. De agora em diante, junto com a Cruz, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude. Será o sinal da presença materna de Maria ao lado dos jovens, chamados, como o Apóstolo João, a recebê-la em suas vidas”, confiou o Papa.

O Ícone de Maria é uma cópia da “Salus Populi Romani”, ou Salvação do Povo Romano, um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior, muito venerada pelos romanos e também pelo Papa Bento XVI.

Para saber onde estão em tempo real os ícones da Jornada Mundial da Juventude, acesse o portal rio2013.com

Fonte: http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=553477 11/01/2012 12.02.21 


O Ícone de Nossa Senhora, passando entre os jovens - Bote Fé SP - 18/09/2011

Passagem da Cruz da JMJ - Bote Fé SP - 18/09/2011


Nenhum comentário: