sexta-feira, 14 de maio de 2010

Circulam pela Internet muitas suposta...

Circulam pela Internet muitas supostas “correntes” e mensagens quase que  “terroristas”, que nos enchem de medo, sobre “O Segredo de Fátima”. Em tempo, devo lembrar que detesto as mesmas deleto todas elas, sem dó. O que quero postar hoje aqui no blog é o meu testemunho mariano e um pouco do que é, segundo a Santa Igreja, a Mensagem de Fátima.

Sempre fui muito cética, muito racional. Às vezes, um pouco como São Tomé: preciso ver para crer. Então, desde a adolescência, quando alguém vinha falar sobre supostas aparições de Nossa Senhora, logo ficava com “um pé atrás”, desconfiada. Não porque eu não acredite que a Mãe de Jesus pudesse se manifestar em algum lugar - muito pelo contrário - , sou da opinião que, pela sua assunção, Maria Santíssima pode muito bem aparecer em qualquer lugar que seu Filho quiser e fim de papo. Mas difícil para mim sempre foi acreditar em títulos como “Nossa Senhora da Vidraça” ou supostos videntes que escreviam mensagens para lá de esquisitas e praticamente se desvinculavam da Igreja.

Um dia, em meados de 1997, conversando com uma amiga sobre o assunto, ela me disse: “Eu não preciso ir à lugar nenhum para falar com Nossa Senhora. Eu converso com ela todos os dias quando rezo o meu terço”. Aquilo ficou gravado para sempre na minha memória. E, naquele momento, eu pedi à Virgem Maria, que se eu tivesse que um dia fazer uma peregrinação a um santuário mariano, que fosse para um lugar que ela realmente tivesse aparecido e que eu sentisse a sua presença no local. E continuei a vida. Muitas visitas eu fiz à Aparecida/SP, durante o tempo que fiz meu discernimento na Canção Nova, e me contentei com isso.

Em fevereiro de 2003, quando eu morava na sede da Comunidade Católica Palavra Viva, em Curvelo/MG, enquanto estávamos em uma reunião, nosso fundador começou a partilhar sobre o II CENC – Congresso de Espiritualidade para as Novas Comunidades que aconteceria em Fátima, Portugal, no final daquele ano, convidando os membros presentes a participar daquele evento. Naturalmente, o primeiro pensamento que passou dentro deste cabeção que agora vos escreve foi: “Não dá. A viagem é cara, é longe... impossível”. Logo em seguida, fomos para a Missa, na Basílica de S. Geraldo. Lembro direitinho quando após a comunhão, sentia que Nossa Senhora me dizia ao coração: “Você vai”. Eu retrucava, num monólogo silencioso e veemente: “Impossível!”. E a resposta veio imediatamente: “Você acha que alguma coisa é impossível para Deus?”.

Para encurtar a história, basta dizer que eu fui para Fátima. Foram dez dias de muita oração, reflexão e experiência de Deus. Como tudo deu certo? Não sei. Para bênção de Deus e para milagre não existe lógica nem explicação. Oitenta e cinco pessoas maravilhosas me ajudaram com as despesas da viagem. Algumas delas estão lendo este artigo (risos, que paciência elas têm!). O fato é que eu estive neste Santuário e o que eu senti lá foi inexplicável e verdadeiro. É um lugar de peregrinação reconhecido pela Igreja e tudo nos faz lembrar a presença de Jesus e de Maria. Segundo o site oficial, “a Mensagem de Fátima é um convite e uma escola de salvação. Foi iniciada pelo Anjo da Paz (1916) e completada por Nossa Senhora (1917). Foi vivida de maneira histórica pelos Três Pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta.

A mensagem de Fátima sublinha os seguintes pontos:

- a conversão permanente;

- a oração e nomeadamente o rosário,

- o sentido da responsabilidade colectiva e a prática da reparação.

A aceitação desta mensagem traz consigo a Consagração ao Coração Imaculado de Maria, que é símbolo de um compromisso de fidelidade e de apostolado. As orações ensinadas em Fátima pelo Anjo e Nossa Senhora ajudam a viver a Mensagem, que, como disse João Paulo II, em Fátima em 1982, é a conversão e a vivência na graça de Deus”.

Para mim, Fátima é um lugar de silêncio, paz e conversão. Como deixar de se emocionar diante do relato de três crianças, que veem a mãe de Jesus e a partir de então, mudam radicalmente as suas atitudes, em reparação, “para a conversão dos pobres pecadores”? Eu, com todos esses anos que vivi, ainda não cheguei aos pés da santidade de vida que aqueles  pastorinhos apresentaram com tão tenra idade. Que convicções ficaram após esta viagem? Muitas. Mas vou tentar resumir:

- A oração do terço é importantíssima e através dela, realmente a Mãe de Jesus conversa conosco, nos levando ao seu Filho Jesus e nos dando a sua proteção;

- Como na canção, a paz, que é tão sonhada, só chegará até nós quando ouvirmos a voz do Senhor, buscando a conversão;

- A conversão verdadeira acontece não só em palavras, mas também por atitudes. É preciso “por a mão na massa”, trabalhar para que ela aconteça. Significa esvaziamento de si,  que “Deus cresça e eu diminua”.

A você, meu grande abraço e minhas orações para que a Mãezinha do Céu proteja a sua vida!

Com carinho,

Taís

*******

Minhas indicações de leitura sobre o assunto

Santuário de Fátima:

 http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=1000


História das aparições:

 http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=1126


Sobre o 3º Segredo de Fátima:

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000626_message-fatima_po.html


Peregrinação virtual pela cidade e santuário:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_de_F%C3%A1tima


Maravilhoso: link para uma visita em tempo real na Capelinha das aparições:

 http://www.santuario-fatima.pt/capelinha.html


Nenhum comentário: