quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

"Que nunca mais a violência humilhe a dignidade do homem",


Não consegui esperar nem a tradução oficial, me chamou muito a atenção, tive que postar a mensagem divulgada pelo Centro Televisivo Vaticano no YouTube, na qual Bento XVI fala sobre a Shoah e toda a barbárie cometida pelos nazistas contra os nossos irmãos mais velhos, os judeus, durante a II Guerra Mundial. "Que nunca mais a violência humilhe a dignidade do homem", é o apelo feito pelo Santo Padre na audiência de do dia 28/01/09, na terceira parte de seu pronunciamento:

“... Neste dia em que recordamos a Shoah, retorna-me a memória as imagens recolhidas nas minhas repetidas visitas a Auschwitz, um dos campos de concentração no qual foi consumado o selvagem assassinato de milhões de judeus, vítimas inocentes de um cego ódio racial e religioso. Enquanto renovo com afeto a expressão da minha plena e indiscutível solidariedade aos nossos irmãos destinatários da Primeira Aliança, espero que a memória da Shoah induza à humanidade a refletir sobre a imprevisível potência do mal quando conquista o coração do homem. A Shoah é uma advertência a todos contra o esquecimento, contra a negação ou reducionismo, porque a violência feita contra um único ser humano é a violência contra todos. Nenhum homem é uma ilha, escreveu um famoso poeta. A Shoah ensina especialmente as antigas e novas gerações que só um longo caminho de escuta e de diálogo, amor e perdão conduz povos, culturas e religiões do mundo a contemplar a meta de fraternidade e de paz na verdade. Não mais a violência humilhe a dignidade do homem!”


Fonte: http://www.vatican.va/news_services/or/or_quo/index.html
Assista no You Tube: http://br.youtube.com/watch?v=NxjQ2DxhjKY
Foto: L'Osservatore Romano

Tradução de Taís Salum (perdoem-me eventuais erros, pois nunca estudei italiano, usei só minha percepção – coisas da neurolinguística – e alguma ajuda do Google!)

Shoah - Palavra traduzida pela Bíblia de Jerusalém por "desastre", "tempestade", cf. Is 10, 3 e Is 47, 1-11. É a melhor tradução para designar o assassinato de mais de 6 milhões de judeus durante a 2a. Guerra Mundial.

Nenhum comentário: